Universo Íntimo iniciou com um curso que criei em 2004, com a intenção de compartilhar conhecimentos acerca da sexualidade da mulher como, por exemplo, os exercícios pélvicos, a compreensão de seu ciclo menstrual, seu autoconhecimento corporal, seus orgasmos, suas dúvidas... Com o tempo esta vivência foi ganhando cada vez mais profundidade e, diante da notável necessidade das mulheres de falar destes assuntos, decidi abrir mais este espaço de informação. Universo Íntimo se expandiu e é hoje um movimento de conscientização e desenvolvimento da sexualidade sagrada, incluindo cursos, palestras e atendimentos para mulheres e para casais. Embora seja mais voltado às mulheres, vários assuntos abordados aqui são para ambos os sexos, já que trata de sexualidade. Assim, saliento aos visitantes homens que também são muito bem vindos.
Universo Íntimo é pelo amor, pela felicidade, pelo prazer de ser! Gratidão por sua visita!

23 agosto, 2018

Quais as características do CHAKRA SEXUAL? O que faz bem a ele?


          
          Também conhecido como chakra sacral, este é o segundo vórtice psicoenergético, de baixo para cima, conectado à coluna vertebral. 

          Seu nome original é Swadhisthana chakra, que pode ser traduzido como “a morada do ser”.

          A função dos chakras é captar, armazenar e distribuir energia vital (prana) para as funções fisiológiocas, psicológicas e espirituais do ser. É de grande importância que estes centros estejam bem nutridos e em harmonia para uma boa saúde.




          Este segundo chakra, em especial, está relacionado ao aparelho urogenital, ao sistema reprodutor e suas glândulas (ovários/testículos), e também aos canais dos rins e bexiga.
Está associado ao elemento água e ao sentido do paladar, assim, carrega em si as qualidades de fundir, dissolver, ligar, de sentir o sabor da vida, o gosto de viver, os gostos pessoais.

          Este chakra impulsiona para o encontro sexual, para a fusão com outro ser, para a potência do criar e dar vida, a seres ou a ideias.

          
          Quando este chakra está enfraquecido acarreta em disfunções sexuais e relacionais como:
  • dificuldade, na mulher, em ser receptiva ao sexo, 
  • no homem, medo de doar seu potencial sexual, o que leva à ejaculação precoce e diminuição da ereção, 
  • disfunções de desejo sexual, 
  • insatisfação sexual levando a excessivas experiências rasas e desconexas.

          A falta de tesão com a vida também é um sinal de desequilíbrio deste chakra.


          Dentre as várias ações possíveis para manter a saúde do Swadhisthana chakra, posso citar duas que fazem parte da minha vida, e que, por experiência própria, trazem excelentes resultados: a Dança doVentre e o Kundalini Yoga
          Estas são duas ações práticas que a pessoa pode fazer por si mesma para nutrir e fortalecer este chakra.

          Sessões de Terapia Vida Nova ou de Reiki, por exemplo, também atuam harmonizando os chakras e podem ser uma excelente alternativa complementar. Mesmo com estas aplicações, é interessante que se mantenha uma prática corporal constante, para que o equilíbrio estabelecido possa ser mantido, por isso indico as práticas acima.

          Há muito mais a saber sobre os chakras e sua importância na saúde e no desenvolvimento do ser, este texto é apenas uma pequena parte deste rico universo de saberes tântricos, que escrevi inspirada pela dança do meu Swadhisthana chakra. Minha principal fonte de consultas é o material do curso de formação em Kundalini Yoga, escrito por Akal Muret Singh, seguida do livro Tantra: Sexualidade e Espiritualidade, de George Feuerstein.

         
          Deixo aqui o convite para as práticas favoráveis à saúde do chakra sexual e para os cursos onde sexualidade e espiritualidade são os temas principais. 

          
          Agradeço pela leitura e reforço o lembrete de citar a referência ao se utilizar deste texto.

          Feliz fluir a tod@s!

          Álika


          **********



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário