Universo Íntimo iniciou com um curso que criei em 2004, com a intenção de compartilhar conhecimentos acerca da sexualidade da mulher como, por exemplo, os exercícios pélvicos, a compreensão de seu ciclo menstrual, seu autoconhecimento corporal, seus orgasmos, suas dúvidas... Com o tempo esta vivência foi ganhando cada vez mais profundidade e, diante da notável necessidade das mulheres de falar destes assuntos, decidi abrir mais este espaço de informação. Universo Íntimo se expandiu e é hoje um movimento de conscientização e desenvolvimento da sexualidade sagrada, incluindo cursos, palestras e atendimentos para mulheres e para casais. Embora seja mais voltado às mulheres, vários assuntos abordados aqui são para ambos os sexos, já que trata de sexualidade. Assim, saliento aos visitantes homens que também são muito bem vindos.
Universo Íntimo é pelo amor, pela felicidade, pelo prazer de ser! Gratidão por sua visita!

Kundalini Yoga


Entre final de 2005 e início de 2006 foi quando tive meu primeiro contato com Kundalini Yoga, esta maravilhosa ferramenta de transformação trazida até nós pelo mestre Yogi Bhajan, que tive a felicidade de conhecer e venho prazerosamente compartilhar desta preciosidade com vocês.


Aqui contarei um pouco da minha experiência nesta caminhada, do Kundalini Yoga em si, e do grande mestre Yogi Bhajan.



Minha caminhada


Desde a minha chegada na Ilha da Magia, em 2002, praticar Yoga tornou-se parte das minhas atividades. Ashtanga Yoga, Nada Yoga e Hatha Yoga foram as práticas que conheci nestes primeiros anos morando na Ilha e que me despertaram pra buscar alguma prática de yoga nas proximidades de onde eu estivesse. 

Na quarta mudança de casa, e de bairro, cheguei na Armação do Pântano do Sul, onde vi um cartaz: Kundalini Yoga. Foram algumas tentativas pra conciliar local e horário, mas sentindo o chamado, insisti na idéia até que fiz a minha primeira aula desta prática. Me lembro como se fosse hoje de tão marcante a experiência. Logo no começo da prática, durante os exercícios me vinha "é isso, é isso!". 


Kundalini Yoga para Mulheres
com Jiwan Shakti Kaur
 Kundalini Yoga para Mulheres com Jiwan Shakti Kaur

Ali iniciei minha caminhada em Kundalini Yoga, guiada pela querida Jiwan Shakti Kaur, minha primeira professora, com quem segui nas aulas regulares até 2012, além dos workshops que ela ministrou neste período, e com quem realizei a inesquecível viagem para o Tantra Yoga Branco, em 2012. Por intermédio dela, em 2006 conheci o mestre Akal Muret Singh, que na época residia em Curitiba, com quem fiz o workshop "As três faces da Mente" naquela ocasião  e posteriormente outros cursos e aulões, chegando ao curso de Formação em Kundalini Yoga no Nanak Gobind Ashram e seguindo para as práticas e estudos de aprofundamento atuais.

Curso de Formação no
Nanak Gobind Ashram
Sadhana Aquariana com Akal Muret Singh.














Minha gratidão à Jiwan Shakti Kaur e Akal Muret Singh por disponibilizarem e oportunizarem todas estas práticas e conhecimentos, e ao mestre Yogi Bhajan por todo ensinamento que nos deixou!

Eu entre meus professores Akal Muret Singh e Jiwan Shakti Kaur
Curso Meditações Terapêuticas - Florianópolis, 2013.


Curso "As Três Faces da Mente"
Florianópolis, 2006.













Kundalini Yoga conforme ensinamentos de Yogi Bhajan 


Conhecida como Yoga da Consciência, esta forma de prática combina peculiarmente ásanas, mudras, pranayamas, mantras, movimento e meditações, atuando efetivamente nos padrões vibracionais da pessoa, transformando-os e possibilitando a experiência do infinito no finito.

Este conhecimento milenar da Índia antiga há muito vinha sendo transmitido somente de forma direta de mestre a discípulo, e assim foi passado de Sant Hazara Singh para Harbhajan Singh Puri, desde os seus 8 anos de idade, até que, com 16 anos, foi reconhecido por Sant Hazara como tendo atingido a maestria em Kundalini Yoga, passando a ser chamado de Yogi Bhajan.

Em 1968, Yogi Bhajan sai da Índia para o Canadá e seis meses depois, dali para Los Angeles, onde encontra-se então diante de sua missão. Ali, passou a ensinar publicamente Kundalini Yoga, quebrando a tradição secular que proibia seu ensino em público, seguindo a luz de sua missão. 

"Eu vim para criar professores, não para colecionar alunos. Eu vim pela graça do meu Guru, para servir àquelas almas que irão servir a Era de Aquário." YB

 Amrita Kaur em Sat Kriya
A prática de Kundalini Yoga possui uma estrutura que necessariamente será seguida, tanto numa aula em grupo guiada por um(a) instrutor(a), quanto numa prática pessoal, sem a presença do(a) professor(a).

Inicia-se sempre com o Adi Mantra (Ong Namo Guru Dev Namo)  que sintoniza os praticantes e conecta com a fonte destes ensinamentos, entra no kriya de Kundalini Yoga (série de exercícios pré estabelecida), passa pro relaxamento, segue para a meditação e finaliza-se com a Canção do Sol e o mantra Sat Nam.
Numa aula em grupo o(a) professor(a) opcionalmente incluirá alguns exercícios preparatórios antes de iniciar o kriya, se necessário, conforme o kriya escolhido.

 Os kriyas são sequências de exercícios que ativam, equilibram e  direcionam a energia para o objetivo do mesmo, e isto é feito de  maneira precisa, seguindo o tempo indicado para cada um dos  exercícios. Eles foram registrados tal como Yogi Bhajan os  ensinou e a sequência dos exercícios dentro de um kriya deve ser mantida. Há mais de 1500 kriyas e eles variam em tipo e quantidade dos exercícios.Há kriyas de um único exercício, de três exercícios, de quinze...

Necessariamente, depois de um kriya será feito o relaxamento (10 minutos) e a meditação (11 minutos).

Nada como mergulhar na experiência, só vivenciando uma prática destas pra você sentir no seu Ser os seus efeitos. É uma jóia preciosa que recebemos de Yogi Bhajan.


Yogi Bhajan


Harbhajan Singh Puri nasceu em 26 de Agosto de 1929, em Kot Harkarn, uma pequena aldeia, na época da Índia, onde hoje é o Paquistão. Com 8 anos de idade tornou-se aluno de Sant Hazara Singh, mestre de Tantra Yoga e Kundalini Yoga, com quem aprendeu também Meditação do Gongo; aos 16 anos foi proclamado Mestre de Kundalini Yoga por Sant Hazara. 
Com 18 anos, quando Paquistão separou-se da Índia, teve que deixar sua cidade natal, e conduziu sua família, sua aldeia e vizinhanças e cerca de 7000 pessoas em caminhada por aproximadamente 1000 km, até se encontrarem novamente em segurança, em Nova Delhi.
Mestre em Hatha Yoga, estudou com Acharya Narinder Dev do Smitri Yoga sobre "Impacto e Equilíbrio do Sistema Nervoso", estudo realizado no Sivananda Ashram em Rishkesh, que viria a lhe servir imensamente na sua atuação nos E.U.A. algum tempo depois. 
Academicamente formou-se em Economia, na Universidade de Punjab.
Era um excelente atleta, jogador de hoquey, capitão de time de futebol. Seu treinamento, diferente da maioria, era com suas práticas de yoga que lhe davam a força e a resistência de um constante vencedor.
Yogi Bhajan serviu o exército indiano e trabalhou para o governo da Índia por alguns anos, até sentir o chamado de seguir com sua missão. 

Em 1968 se demitiu e seguiu para o Canadá aceitando uma proposta de ser professor de yoga na Universidade de Toronto. No entanto, ao chegar lá, além de ter toda sua bagagem extraviada, soube que o homem que o contratara havia falecido em um acidente de carro há poucos dias. Com as roupas do corpo, sem bagagem, sem emprego e sem dinheiro, entrega-se à vontade de Deus. Conseguiu um emprego de balconista numa livraria e em seguida foi contratado como terapeuta num centro de yoga.
Convidado para conhecer Los Angeles para lá viajou e foi onde encontrou-se com sua grande tarefa no Ocidente. Ao ver tantas pessoas interessadas em um novo nível de consciência, porém buscando este estado alterado nas drogas, percebeu que o que modificaria aquela condição e lhes elevaria a consciência seria Kundalini Yoga. 
Assim, pela primeira vez, tornou publico este conhecimento milenar e abriu novos rumos para a elevação da consciência humana.
Fundou a 3HO e o KRI, entre outras instituições neste caminho, além de abrir algumas empresas que empregariam vários de seus alunos.
Yogi Bhajan, como sua família, era devoto Sikh, tendo como seu guia espiritual Guru Ram Das, o quarto Guru da linhagem Sikh, com o qual tinha forte conexão desde criança. Quando na Índia, como oficial do governo, lavava regularmente os pisos de mármore de Harimandir Sahib (Templo Dourado); quando em Los Angeles, ia todos os domingos ao Gurdwara próximo, além de suas atitudes diárias. Não tentava converter ninguém, porém seu exemplo inspirou muitos americanos que optaram por este caminho.

Em 1971, Yogi Bhajan recebe do tibetano Lilan Po a nomeação de Mahan Tântrico. Daí em diante passou a organizar os encontro de Tantra Yoga Branco que acontecem pelo mundo até hoje.

Yogi Bhajan deixou seu corpo físico em 6 de Outubro de 2004, aos 75 anos.

Mais sobre sua vida, seus grandes feitos e seus divinos ensinamentos nos links abaixo:



Práticas de Kundalini Yoga com Amrita Kaur



Informações: 48 999 012 807

               




Nenhum comentário:

Postar um comentário